Análise Textual
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO – SP
2013
Bruna Yukie Porto Alegre B0646A-6
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 5º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação da professora Carmen Lucia Dalano.
SÃO PAULO – SP
2013
.
LIVRO: “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”
ANÁLISE TEXTUAL:
VOCABULÁRIO
Características temáticas e estilístico-composicionais de textos literários infanto-juvenis foram levantadas e comparadas ao enunciado Uma professora muito maluquinha do escritor e cartunista Ziraldo. Defende o estudo da língua não como sistema, mas como discurso inserido em uma situação social que traz uma finalidade discursiva.
AUTOR
Ziraldo Alves Pinto é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É criador de personagens famosos, como O Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Nasceu no ano de 1932 em Caratinga, Minas Gerais.
ANÁLISE TEMÁTICA:
PROBLEMATIZAÇÃO
Na obra, não é retratado o uso de computadores, IPods, MP3, entre outras tecnologias, porque na década de 40 essas tecnologias ainda não estavam tão presentes no Brasil, mas a Professora Maluquinha lançava mão do que dispunha na época e usava da melhor forma possível.
ANÁLISE INTERPRETATIVA:
Em Uma professora muito maluquinha mostra conflitos entre o que a escola é e o que o autor da obra queria que esta fosse. Para tanto, ele apresenta a sua voz, mas também a voz do outro. A heterogeneidade do pensamento do outro está presente, ao apresentar conflitos no discurso das outras professoras e dos pais dos alunos em relação à sua proposta de uma nova escola, por exemplo. A