ANÁLISE SITUACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA I
DOCENTE: FABRÍCIO AARÃO CARVALHO
DISCENTE: GILVANDRO FREITAS DE MEDEIROS
ANÁLISE SITUACIONAL
CAMETÁ-PA
2014
TEMA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: Enfrentamento às violências na escola.
ANÁLISE SITUACIONAL DA ESCOLA
A violência está presente nos mais variados ambientes, seja ela física ou não. A escola é um dos maiores propagadores desse mal que assola crianças, adolescentes e jovens. Para coibir tais acontecimentos no meio escolar é imprescindível que se faça com urgência algo para intervir nesse problema.
Para tanto, propõe-se um projeto de intervenção com a intenção de solucionar o problema ou pelo menos amenizá-lo. O projeto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Osmarina Andrade dos Santos. O mesmo pretende erradicar os processos de violências advindos muitas vezes da falta de orientação em relação aos tipos de preconceitos existentes no ambiente escolar.
A escola Osmarina Andrade está localizada na Vila de Pacajá, zona rural do município de Cametá, a aproximadamente 05 km da sede. Ela conta com uma clientela de 365 alunos com faixa etária de 03 a 17 anos de idade e é considerada de médio porte. Atende alunos do maternal ao 9º ano. O espaço físico é bem amplo, conta com 08 salas de aula,01 sala de professores, 01 biblioteca, 01 secretaria, 01 sala de informática,01 diretoria, 08 banheiros, 01 copa com refeitório e uma quadra poliesportiva com um campinho para futebol de campo. O corpo docente é formado por 19 professores,01 diretor, 01 secretária, 02 auxiliares de secretaria, 01 almoxarifado, 02 manipuladoras de alimentos, 01 técnica em alimentação escolar, 03 vigias, 06 serviços gerais, 01 suporte pedagógico.
Trabalho há mais de 03 anos na referida escola e sempre percebi a necessidade de se ter um projeto com