Análise química e biologica da água da bahia de guanabara
DISCIPLINA: Biologia Marinha e manejo de Ecossistemas Aquáticos.
PROFESSORA:
GRUPO:
RELATÓRIO DE TRABALHO DE CAMPO
INTRODUÇÃO:
A Baía de Guanabara localiza-se no Rio de Janeiro, entre as longitudes 43°00’00’’ e 43°20’00’’W e latitudes 22°40’00” e 23°05’00”S. A Baía de Guanabara representa um dos mais importantes espaços geográficos. Hoje ela sofre com uma séria de práticas degradantes, localizadas em seu entorno. São inúmeras as fontes de poluição, como os rejeitos das indústrias, os derramamentos de óleo, o problema com o lixo, as águas de drenagem urbana e o assoreamento, que agridem principalmente os espelhos d’água e destroem os manguezais ainda existentes da Baia.
A grande importância econômica da Baía de Guanabara é atribuída às atividades portuárias, de construção naval, navegação e da pesca que antes era muito difundida, e hoje vem diminuindo prejudicada pelas alterações ambientais. A Baía de Guanabara é considerada um ambiente costeiro eutrofizado, por se tratar de um corpo receptor de uma região hidrográfica (4000 km²) drenada por rios com qualidade de água influenciada pela carga poluidora lançada por diversos municípios e indústrias com uma população aproximada de 8,2 milhões, quase sempre, sem nenhum tratamento prévio. Estes impactos alteram as condições físicas e químicas do ecossistema repercutindo visivelmente sobre o sistema planctônico.
Os plânctons são de grande importância nos ecossistemas marinhos, pois constituem a alça microbiana que sustenta a teia alimentar.
OBJETIVO:
Possibilitar a turma ter o contato direto com o ambiente marinho, permitindo a realização da prática de coleta de parâmetros bióticos e abióticos básicos para descrição da sua dinâmica, estimulando assim a integração dos conteúdos trabalhados durante as aulas teóricas. Com isso desenvolver os alunos para que sejam capazes de estabelecer as relações entre os parâmetros abióticos pertinentes às