Análise quantitativa de ácido cítrico em néctares e sucos concentrados de caju
Universidade Federal do Ceará
Análise quantitativa de ácido cítrico em néctares e sucos concentrados de caju
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ruth Maria Bonfim Vidal
Autora Principal: Débora da Costa Araujo
Co-Autora: Ana Angel Soares Abreu
Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ)
1. INTRODUÇÃO
A Química é uma ciência de grande relevância para a indústria de alimentos. A produção de alimentos industrializados, em geral envolve a utilização de aditivos químicos, que são compostos adicionados aos alimentos fornecendo a eles propriedades funcionais específicas. A utilização desses aditivos requer conhecimentos específicos sobre suas composições e propriedades químicas, assim como dos efeitos que sua adição causa nos produtos. Existem legislações específicas que limitam o uso dos aditivos a quantidades aceitáveis para o consumo humano, pois em excesso alguns desses aditivos podem ser prejudiciais. Um dos principais aditivos utilizado na fabricação de sucos de frutas é o ácido cítrico, visto que é uma substância relativamente barata e age como um aditivo multifuncional, já que também atua como agente quelante para íons metálicos. A legislação brasileira (Agencia Nacional de Vigilância
Sanitária- ANVISA) delimita a quantidade mínima permitida de ácido cítrico em sucos de frutas industrializados. Com os objetivos de aplicar os conceitos da disciplina de Química Analítica Aplicada à análise de alimentos e de verificar se os néctares e sucos vendidos nos supermercados atendem à quanto à quantidade do citado acidulante.
Segundo a definição legal, néctar de cajú é a bebida não fermentada, obtida pela dissolução, em água potável, da polpa de caju e açúcares, destinadas ao consumo direto, podendo ser adicionada de ácidos; e o suco de caju é a bebida não fermentada e não diluída, obtida da parte comestível do pendúnculo do caju através de processos tecnológicos adequados.
Molaridade do ácido
(mol/L)
Filtrado