Análise qualitativa e quantitativa do córrego canabrava, guaraciama/mg
BANDEIRA, Keythiara Marjorie 1, CAMPELO, Mychelle Aparecida Alves1, SANTOS, Núbia Souto1, OLIVEIRA, Dalila Santos1, XAVIER, Fernando Pamponet1, PEREIRA, Antunes Pablynne1,XAVIER, Barbosa Fernanda1, BRAGA, Mônica Durães2. 1Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Santo Agostinho. 2Professora das Faculdades Santo Agostinho.
Resumo
A água é um dos recursos naturais renováveis, intensamente utilizadas e fundamentais para a existência e manutenção da vida. Os Recursos hídricos sofrem constantemente com os impactos gerados pela ação antrópica, tanto em área urbana como rural, o que traz conseqüências sobre a qualidade da água disponível. A poluição e o assoreamento dos cursos hídricos causarão transtornos ao abastecimento futuro e até mesmo presente, tanto no que se refere á qualidade e quantidade de água. O trabalho tem como objetivo caracterizar o Córrego Canabrava, localizado em Guaraciama, Minas Gerais, considerando características de poluição do solo, da água, desmatamento a beira do rio para plantio de hortaliças e canaviais, queimadas as margens do rio e desvio para abastecimento de tanque de peixes. Verificou-se através da caracterização ambiental, que a nascente encontra-se bem conservada, no entanto com o georreferenciamento dos pontos amostrais foi possível verificar que o Córrego Canabrava apresenta pontos bastante degradados, principalmente com processos erosivos intensos.
Palavras Chave: Impactos ambientais, cursos hídricos, caracterização ambiental.
1. Introdução
A água é uma substância fundamental para os ecossistemas da natureza, solvente universal e importante para a absorção de nutrientes do solo pelas plantas, além de imprescindível às formações hídricas atmosféricas, influenciando o clima das regiões, no ser humano, é responsável por aproximadamente três quartos de sua constituição. Infelizmente, este recurso