Análise psicológica - Campanha Be Stupid
Este trabalho tem como base a campanha publicitária “Be Stupid” da renomada grife italiana, Diesel. Esta engloba diversas peças, mas a que passa a filosofia da marca é o vídeo “The Official Be Stupid Philosophy”.
A campanha tenta mostrar, através do filme publicitário, que é melhor ser estúpido do que esperto, pois o primeiro que tem “ as bolas”. A marca italiana tenta passar a ideia de que o mundo está cheio de pessoas certinhas que seguem uma rotina e que não é isso que move o mundo.
O filme principal da campanha critica, de certa forma, a falta de senso crítico das pessoas que vivem a vida dos viciados por trabalho e trás à tona uma verdade explícita que quase ninguém vê.
Neste trabalho, desenvolvemos o fenômeno psicanalítico que mais se relaciona com a campanha escolhida, analisamos a campanha e aprofundamos a relação prático-teórico.
2.Descrição do Fenômeno
A campanha “Be Stupid” da Diesel foi veiculada no primeiro semestre de 2010 nas mídias impressa (revistas) e digital (vídeo de apresentação, blog, evento em Facebook, mídias sociais) e marketing de guerrilha. A marca tem um histórico de campanhas ousadas com imagens e conceitos impactantes, com o intuito de não apenas comunicar sobre um determinado produto, mas transmitir um conceito e um estilo de vida próprio.
Inicialmente, a marca Diesel era voltada ao público feminino entre 18 e 25 anos que procurava se destacara na multidão tanto com sua aparência quanto com sua atitude ousada e o modo de viver diferenciado. Com o desenvolvimento da campanha “Be Stupid”, a marca voltou-se para todos os tipos de públicos associados à juventude, tanto homens quanto mulheres. A ideia principal da campanha é continuar atraindo o tipo de jovem que se arrisca e muda seu estilo de vida, tanto para si mesmo quanto socialmente.
A campanha teve um bom resultado no sentido de ser aprovada pelo público, que em diversos sites e fóruns onde as imagens foram publicadas comentaram muito bem a favor dela.