Análise literária do conto o nariz
Predomina o narrador onisciente intruso: narrador em 3ªpessoa que interrompe a narração dos fatos para tecer observações e emitir julgamentos. EX: “Não tinhaoutra justificativa o riso dos bonzos, argumentava o solitário Naigu. Porém, segredava-lhe uma voz íntima, também a natureza do riso se modificou. Será então que um nariz curto e desconhecido é mais jocoso do que um nariz comprido e familiar? Absurdo.
Ações internas e externas: Externas quando se passam no templo e internas quando o personagem entra em conflito e passa a se incomodar com o tamanho do nariz. As ações se desenvolvem lentamente ( densidade).
Tempo cronológico linear: O tempo da narrativa é cronológico pois se passa com a sucessão de dias, horas, meses e anos , medido pelo calendário de forma linear. Ex: “Porém, durante todo esse dia...”; “Ao despertar cedo, na manhã seguinte...”
Espaço dimensional temporal: Própria do espaço humano , pois se passa em um templo em situações lineares.
Personagem dinâmica de natureza esférica: A princípio Naigu não se incomodava com a presença do enorme nariz. Depois passa a desejar um nariz menor. Passa por um ritual de sacrifícios e dores para ter o nariz diminuído e por último deseja de volta seu nariz enorme com o qual se sente feliz novamente.Sofre ,assim, uma transformação interna e interna dentro da