Análise institucional
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Trabalho Acadêmico da disciplina de Estágio em Serviço Social I
Professora: Michelle Bertoglio Clos
Aluna: Maria Virgínia Ferreira Gomes
Rio Grande do Sul
Mês setembro de 2011
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
Centro de Referência de Assistência Social-CRAS II Faveira
O CRAS II Faveira, localiza-se no Distrito de Monte Carmelo pertencente ao município de Cranaubal-Ceará, (Região da Ibiapaba), porém, é popularmente conhecido como Faveira, em razão da cultura de plantação de fava¹ dos seus habitantes e por isso a referida palavra compõe o nome da instituição. Incluído também está o algarismo II por ser o segundo Centro de Referência de Assistência social instalado no município, que atualmente conta com quatro.
Em 05 de agosto de 1963 o Prefeito Municipal de Carnaubal, Experidião Ribeiro do Amaral, sancionou a Lei nº 06 de agosto de 1963, da Câmara Municipal que Criou o Distrito de Faveira com os seguinte limites: A leste com o Município de São Benedito, partindo da casa do Sr. Pedro Mercedes, no lugar Carnauba, rumando certo para o norte no lugar em que o riacho Pimenta deságua no Rio Arabê, margeando o mesmo pela margem esquerda até os limites com o Estados do Piauí (...). Aprovada pela Assembleia Legislativa pela Lei nº 7267 de 26 de maio de 1964.(Oliner Barroso Brito, Carnubal nascimento – crescimento, 2006).
O CRAS foi inaugurado em 20 de junho de 2009, embora já estivesse aberto ao público desde maio deste mesmo ano. O distrito e região, ficam a uma significativa distância do município, aproximadamente 12Km de Carnaubal, abrangendo as comunidades de Faveira I e II, Fazendinha, Carnaubal dos Medeiros, Taboa, Umburana, Inharé e os sítios São Bernardo e Baixa do Cedro, totalizando 3.015 habitantes e 722 famílias (DIAGNÓSTICO