Análise financeira tam e gol
Para comparar a performance da GOL com o setor, utilizamos como benchmark a TAM S.A., que é a única empresa concorrente com capital aberto no Brasil. A comparação se dará através dos resultados obtidos por ambas as empresas durante o ano de 2011 nos principais indicadores de performance, englobando: liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e mercado.
Vale lembrar que a TAM S.A. é a holding de um grupo de empresas, cujo negócio principal é o transporte aéreo de passageiros e cargas, mas que também possui dentro da sua estrutura a empresa Múltiplus S.A., administradora do seu programa de milhagens e benefícios, e que representa um padrão de lucratividade muito acima do negócio de transporte aéreo. O investidor que compra ações da TAM investe nestes dois negócios e, comparativamente ao investidor da GOL, está exposto a um risco menor, pois em momentos de crise, reestruturação e consolidação do setor de transporte aéreo, pode obter maiores lucros advindos de um programa de milhagem mais robusto e bem estruturado como é o da TAM.
1.1. Índices de Liquidez
O índice de liquidez corrente das duas empresas é próximo, no entanto a liquidez da GOL (0,87) é um pouco inferior ao índice da TAM (0,97). Desse indicador, podemos interpretar que se a GOL decidisse liquidar suas obrigações de curto prazo, poderia mobilizar cerca de 87% desta valor resgatando todos os seus direitos de curto prazo (caixa, aplicações, clientes, estoques). As maiores contas dentro do ativo circulante são caixa e as aplicações financeiras que juntas representam 71% do valor total e em segundo plano temos clientes representando apenas 11%. Esses parâmetros estão em linha também com a TAM e com um benchmark internacional, a Southwest Airlines, que tem liquidez corrente de 0,96. 1.2. Índices de Atividade
Em relação a índices de atividade, as duas empresas estão também bastante próximas, com ligeira vantagem