Análise estratégica grupo pão de açucar
Maior grupo varejista do Brasil;
Faturamento de R$26, 233 bilhões;
Market Share: 13,2%;
Bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem, Sendas, Assai e Ponto Frio, Postos de Combustível e Farmácias;
603 lojas distribuídos em 15 Estados;
19 centros de distribuição;
67 mil funcionários diretos;
4 Marcas Próprias: Taeq, Qualitá, Casino, Club de Sommerliers
A partir de 1948, com a inauguração da Doceria Pão de Açúcar acontecem os primeiros momentos do Grupo Pão de Açúcar no Brasil,
Na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Valentim dos Santos Diniz, o “Sr. Santos” inaugura a loja, que oferecia serviços de buffet além de grande variedade em produtos artesanais, como balas de café, bolos, pães, salgados entre outros.
Após sete anos de experiência com as docerias, Sr. Santos percebe uma necessidade da população e abre o primeiro supermercado Pão de Açúcar, nome dado desde a fundação da doceria.
Ao final da década de 60, o grupo já contava com 50 lojas em 17 cidades e em 1970 abre a primeira loja no exterior em Portugal, isso ocorre próximo da abertura das lojas Jumbo, primeiro hipermercado do grupo com esse novo formato que era uma inovação no Brasil à época.
Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz, que mais tarde resulta na divisão Eletro.
Ainda nessa década, investe em outros ramos de atividade e em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede, formam a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.
Ao final da década de 1980 o Grupo inaugura uma nova geração de hipermercados, o Extra que, com o fechamento das lojas Jumbo torna-se o único hipermercado da rede.
Após problemas internos que ocorreram na década de 1980, mudanças estratégicas ocorreram e o grupo se reestruturou comandado pelo primogênito Diniz – Abílio.
Diversas aquisições e arrendamento de novas lojas foram importantes para a ascensão do grupo. Em 1997 torna-se a primeira empresa varejista nacional a abrir