ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS PRECIPITAÇÕES ANUAIS NAS LOCALIDADES DE CEDRO E GRANJA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS PRECIPITAÇÕES ANUAIS NAS LOCALIDADES DE CEDRO E GRANJA
Equipe: Luciana Barbosa Amancio 267721 Sidney Andrade de Almeida 267709
Turma: F Turno: Tarde
Professor: Carlos Felipe Granjeiro Loureiro
Data: 20/02/06
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, quando se perguntava a um técnico ou pessoa ligados ao setor de recursos hídricos quanto chovia no Ceará por ano, invariavelmente a resposta era a de que a média de precipitações anuais estava perto de 750 mm, mas estudos recentes mostram que a realidade não é bem assim.
O Ceará pode ser dividido em várias áreas de chuvas, cada qual com uma média de precipitações bem definida, sendo essas áreas – Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, e Cariri – onde as precipitações caem de maneira aproximadamente igual, passando-se então a denominá-las de regiões pluviometricamente homogêneas e entre essas regiões há uma diferença significativa.
Porém a variabilidade das chuvas no Ceará é muito intensa e mesmo aplicando técnicas para previsão tem-se apenas um sentimento da tendência média da variação espacial das precipitações pluviométricas. A ciência ainda está longe de prever como será a variabilidade das chuvas no tempo, quer seja dentro de uma mesma estação ou de estação para estação.
Por isso escolhemos duas amostras de precipitações anuais no período de 1975 – 2005 em dois municípios, Cedro e Granja, localizados no Litoral Norte e Cariri, respectivamente, para fazermos uma análise estatística e testarmos se a média das precipitações anuais em Cedro é inferior à média em Granja.
OBJETIVOS
1) Estudar o comportamento das precipitações anuais do período de 1975 – 2005