Análise estatistica
Prós:
1. Permite aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.
2. Permite uma visão integrada e resumida dos fatores de avaliação ou seja, das caraterísticas de desempenho mais realçadas pela empresa e a situação de cada empregado diante delas.
3. Proporciona pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.
Contras:
1. Não permite flexibilidade ao avaliador, que deve ajustar-se ao instrumento e não este às características do avaliado.
2. É sujeito a distorções e interferências pessoais dos avaliadores. Essa interferência subjetiva e pessoal de ordem emocional e psicológica pode provocar o efeito halo, que é a tendência dos avaliadores a ou otimizam todos os fatores de alguns empregados ou considerar outros fracos em todos os itens avaliados.
3. Tendência dos resultados das avaliações serem bitolados e rotinizados.
4. Necessidade da utilização de procedimento matemáticos e estatísticas para corrigir distorções e influências pessoais dos avaliadores.
5. Tende a apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os seus subordinados.
B. Escolha e distribuição forçada: consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.
Prós: