Análise Edificio Simpatia 236
Edifício Simpatia 236
Endereço: Rua Simpatia no 236, Vila Madalena, São Paulo, SP, Brasil
Arquitetura: Grupo SP (Álvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davie)
Projeto: 2007
Incorporadora: Idea!Zarvos
Obra: 2008 a 2011
Construção: CPA Engenharia
Projeto Estrutural: Esteng Engenharia
Projeto de Instalações: Gera Engenharia
Projeto de Caixilhos: Arqmate
Terreno: 820 m2 em desnível, com frente para Rua Simpatia e fundos para Rua Medeiros de Albuquerque. Área construída: 3.000 m2 (área comum e 13 unidades)
O projeto do edifício simpatia 236, foi encomendado pela incorporadora Movimento Um em parceria com a Idea Zarvos e construtora CP3.
A intenção era obter uma proposta de um edifício inovador em todos os sentidos, tanto no uso de materiais, na forma de implantação e programa arquitetônico.
As principais intenções eram fazer com que o edifício fosse inserido com harmonia no desnível do terreno e para que os usuários e pessoas que por ali frequentassem pudessem ter uma vista boa da área e um amplo espaço de convívio. O edifício une gentileza urbana, espaços de convívio e implantação topográfica em máxima harmonia.
“O edifício se inseriu bem na paisagem e na escala das casinhas em volta. Não é agressivo” João Sodré
Imagem situação
Para conseguir essa sensação de não apenas habitar o edifício, mas viver a cidade os arquitetos recuaram a divisa do terreno na divisa com a Rua Medeiros e criaram uma pequena praça, substituindo o tradicional muro por uma árvore e um banco.
O edifício consiste em dois blocos um superior e aéreo (habitacional) e outro inferior e arraigado (serviços e espaços dos automóveis); criando entre eles uma laje livre acessada por uma passarela que é envolvida por arvores algumas frutíferas (plantadas no nível inferior) e da acesso ao vazio do meio do