Análise econômica
A empresa produz e vende refrigerantes em garrafas plásticas com boa aceitação, porém, seu crescimento vem diminuindo devido à concorrência predadora de baixos preços. Analisando o que faz a empresa líder desse mercado, o diretor geral entendeu que a estratégia de sua empresa também é a diversificação de produtos incluindo novos segmentos que agreguem mais valor à empresa. O teste de mercado da nova linha de refrigerantes a base de frutas tropicais com adição de vitaminas e cálcio se mostra promissor e iniciará a linha de marcas Premium da empresa.
Depois de diversas negociações com os gerentes da empresa que participam do projeto de lançamento da nova linha de refrigerantes à base de frutas tropicais, o coordenador apresentou a seguinte avaliação preliminar do projeto.
Estimativas esperadas:
A venda estimada de 2.400.000 unidades por ano será realizada com o preço unitário de
$0,78 e correspondentes custo unitário de $0,23 e custo fixo anual de $400.000, incluindo as despesas de publicidade. O investimento inicial de $1.550.000 será depreciado de forma linear e total durante o prazo de análise de 4 anos, sendo a alíquota de imposto sobre o lucro de 30%. Com essas estimativas, montar o fluxo de caixa do projeto para a empresa, considerando: Na data zero do fluxo de caixa do projeto há um desembolso de $1.550.000 referente ao custo inicial para construção do prédio da nova planta, compra e instalação de equipamentos, treinamento de pessoal etc.
Em seguida, avaliar o projeto, com base nos retornos anuais do fluxo de caixa, durante os quatro anos de prazo de análise do projeto. Considerando a taxa requerida de 12% ao ano, achar o valor presente líquido VPL, avaliando de o projeto é positivo agregando valor à empresa.
Anos:
Fluxo de Caixa “FC”
0
(1.550.000,00)
1
2
3
4