Análise Econômica de Dependência de Crédito
ATIVIDADE DE GRUPO
EFEITOS SOBRE A DEMANDADE UM PRODUTO OU MERCADO EM FUNÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE CRÉDITO
Grupo: Michele de Oliveira Amanda Leao de Toledo Danielle Boechat Andrei Tassini
Wilson Roberto de Oliveira
1 - Introdução:
Várias são as abordagens ao tratarmos do tema “Demanda de mercado x Disponibilidade de Crédito”.
Um certo potencial de mercado encontra-se represado em virtude deste equilíbrio, o qual pode representar a sustentação de um determinado segmento, estando vinculado a hábitos ou incentivos pontuais dos consumidores.
Para este estudo tomaremos como base a indústria automobilística, que sofreu bruscamente com os reflexos gerados no fatídico “setembro de 2008”, ápice da crise gerada pela bolha de crédito do mercado imobiliário americano, avaliando seus impactos na indústria automobilística no Brasil e no Mundo.
2 – Mercado de Automóveis no Brasil
O mercado de automóveis no Brasil passou a se comportar de maneira intensa após a abertura de mercado iniciada pelo então Presidente Fernando Collor nos anos 90, gerando grande transformação no portfólio das empresas instaladas no país.
Projetos ultrapassados, dotados de baixíssimo nível de tecnologia figuravam entre os mais caros produtos do mercado interno, o que foi completamente mudado no avançar dos anos.
No decorrer dos anos seguintes foi possível assistir um enorme incremento na capacidade produtiva das montadoras de automóveis, fazendo com que o mercado Brasileiro alcançasse em 2010, o posto de 4º maior mercado de automóveis do planeta.
Mas este mercado possui um enlace inseparável dos indicadores de disponibilidade de crédito. Vale ressaltar que atualmente 60 % das vendas de veículos no país são realizadas através de financiamentos diversos, compostos por CDC, Leasing e consórcios.
3- Setembro/2008
Em setembro de 2008, após várias ocorrências de falências no mercado financeiro americano, ocorre o fato de maior impacto na economia