Análise economica
Considerando que toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas e que o cenário econômico atual nos apresenta recursos cada vez mais limitados; com uma sociedade cada vez mais exigente e necessitada de recursos materiais e imateriais, os agentes econômicos se relacionam entre si para aproveitar as melhores oportunidades do mercado.
Não há dúvidas que a sociedade, cada vez mais hedonista, busca para si a maximização dos recursos necessários para a satisfação de seus interesses, e mesmo com um mercado escasso de ofertas, a demanda continua a crescer. Assim, os agentes econômicos através de decisões e ações influenciam o mercado e sua economia; sendo ela aberta ou fechada. Os consumidores e as empresas (agentes econômicos) se relacionam num fluxo real entre recursos e fatores econômicos (salários, trabalho, bens e despesas em compras). E neste ciclo, podemos ainda incluir o agente econômico mais importante, o ESTADO (salários, trabalho, bens, despesas em compras, despesas e impostos). E, para finalizar os agentes evolvidos na economia fechada (uma economia sem comunicação com as economias exteriores), temos o Capital que permite o equilíbrio das contas através do fluxo que entra e sai da poupança.
Percebemos, também, que a economia se relaciona com o mercado externo (resto do mundo), caracterizando uma economia aberta. Logo, temos outros aspectos que influenciam o mercado e seus agentes econômicos através das exportações; representadas pelas empresas em termos de fluxos reais (fornecendo bens), e importações; que são destinadas as empresas, estado e consumidores. Incentivos econômicos como o QE3 (quantitative easing 3) possibilitam aos agentes econômicos um leve