Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável
Resumo:
Muitas vezes o termo sustentabilidade está presente somente nos discursos políticos, mas não são realidades nas ações governamentais. A busca da sustentabilidade passa pelo enfrentamento dos diversos problemas existentes na sociedade, tais como: Crescimento populacional, miséria e fome, concentração de terras nas mãos de poucos, mudanças climáticas, poluição das águas e outros.
Temos que mudar o modo de agir, o desenvolvimento sustentável deve garantir o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vivemos, e que a sociedade participe das decisões políticas que irão afetar o cotidiano de muitos e não apenas de uma parcela da sociedade, portanto, enquanto houver rios cobertos por lixo, residências que não possuem esgoto e água tratados, pessoas que não possuem acesso à educação e saúde, o mundo estará muito de longe de atingir o desenvolvimento sustentável, pois a sustentabilidade passa pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Introdução:
O desenvolvimento sustentável visa garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade, planejando desenvolvendo e executando projetos que beneficiam o meio ambiente, pois este compromete nossa própria existência. Vivemos em um modelo que está baseado no consumo exagerado, no esgotamento dos recursos naturais. Tal fato exige uma mudança de postura de todos, em que o homem passe a ver o planeta com mais respeito, incorporando os valores sociais e ambientais no desenvolvimento mundial.
Precisam enfrentar as diversidades existentes e fazer com que todos tenham acesso à educação, saúde, alimentação e lazer, para que se tenha efetivamente um país sustentável, que busca inserir o ser humano dentro do meio ambiente.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das
Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma