Diodo
Tivemos aula prática de eletrônica no, no qual verificamos o funcionamento dos diodos semicondutores e do diodo retificador.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica.
Materiais Utilizados
Parte A
Multimetro Digital;
Fonte de Alimentação Variavel;
Diodo 1N4007;
Resistor 470Ω/5W
Parte B
Multimetro Digital;
Transformador 110-220V/ 6+6V/1
Diodos 1N4007;
Resistor 470Ω/5W
Capacitor 1.000µF/25V
Descrição dos Componentes
Diodo: Trata-se de um díodo de silício para uso geral, usado principalmente em retificadores de corrente.
Corrente direta de 1A
Voltagem máxima para utilização: 100V
Resistor 470Ω ; é um resistor que possui as cores amarela , roxo e marrom que define o seu valor ôhmico , e sua única característica é resistir a passagem de corrente elétrica
Resistor 2,2kΩ : é um resistor que possui suas três coleres vermelha define seu valor ôhmico , e sua característica é resistir a passagem de corrente elétrica
Capacitor 1000µF : Este componente tem como característica principal a geração de campo elétrico , pois sua formação é feita através de duas placas planas com um dielétrico no meio. Este dielétrico é um material isolante. As placas são feitas de matérias diferentes no qual tem característica de armazenar elétrons. Este componente é muito utilizado para filtro , e como temporizadores, pois podemos carregá-los de energia.
Função do Circuito
1º Circuito
Esse circuito foi montado com o objetivo de mostrar a utilidade de um Diodo polarizado direta e reversamente. No primeiro caso o Diodo foi polarizado diretamente e com o uso de um multimetro foi medido o valor da corrente que passava por ele. Sendo ele um Diodo de Silicio apresentou o valor de 7,2 mA em uma voltagem de 0,64V. Com esses valores comprovou-se a passagem de corrente.
2º Circuito
Foram montados 3 Circuitos, em todos os casos foram medidas a voltagem em cima do Resistor sem o