Análise dos demonstrativos contábeis
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Professor: ALEXANDRE V. NIEVAS
ANO: 2013
2
ANÁLISE DE BALANÇOS – RESUMO BÁSICO
Dados são números ou descrições de eventos que isoladamente não provocam nenhuma reação ao usuário. Informações traduzem para quem as recebe uma comunicação que pode gerar uma reação com vistas a uma decisão. Sequencia do processo contábil: Fatos ou eventos Conceito da Análise dos Demonstrativos Contábeis: “É o estudo da situação financeira e patrimonial de uma empresa ou entidade, através da decomposição de elementos e de levantamentos de dados que consistem em relações diversas que entre si possam ter tais elementos, com o objetivo de conhecer a realidade de uma situação ou de levantar os feitos de uma administração sob determinado ponto de vista”. A análise das demonstrações contábeis tem por objetivo, interpretar as alterações estruturais ocorridas nos balanços e demais informativos contábeis, consecutivos, de uma empresa, buscando o julgamento das ações desenvolvidas pela mesma, estudando a sua posição atual dentro do mercado de atuação e detectando também, a sua situação econômicofinanceira.
ETAPAS DA ANÁLISE a) Conhecimento da estrutura e composição das demonstrações; b) Entendimento das transações que se processam entre as contas dos demonstrativos; c) Interpretação dos valores expressos nas demonstrações e de sua inter-relação; d) Formulação e cálculo de índices ou indicadores que permitam estabelecer comparação entre valores; e) Estabelecimento de subsídios para avaliação da situação do desempenho da empresa.
OBJETIVOS Avaliar, de forma estática e dinâmica três aspectos patrimoniais: 1- Medir o acerto da gestão passada; 2- Determinar a necessidade de correção nessa gestão; 3- Determinar potencialidades e riscos de desenvolvimento dos negócios da empresa.
FONTES a) Demonstrações contábeis; b) Outras informações obtidas junto à administração da empresa em exame.