Análise dos contos de Machado de Assis
A igreja do diabo:
É um conto que relata o real caráter das pessoas com base no realismo.
Nele exemplifica que as pessoas procuram sempre fazer o que é proibido, independente de ser bom ou ruim, apenas o fato de ser “ilícito” atrai. Mesmo os sete pecados capitais se tornando legais, e as coisas certas sendo ilegais as pessoas continuariam com seus atos escondidos.
Anedota pecuniária:
É um conto que relata o real caráter do homem em geral. Mostra que ele é capaz de corromper a vida de uma garota inocente para se dar bem na vida, ou seja, é capaz de “vender” sua sobrinha por dinheiro.
Em outros casos esse fato seria maquiado, isto é, não mostrando a verdade; mas como uma das características do realismo é a mostrar a realidade, este conto como muitos outros conta sem nenhuma alteração.
Missa do galo:
É um conto que relata uma traição. O homem mantém uma relação extraconjugal que é explícita, ou seja, sua mulher esta a par deste fato. Ele morre e a viúva também não espera muito tempo para “vingança”, ela teria um relacionamento com um dos colegas de trabalho de seu falecido marido.
Esse conto exemplifica a vida que muitas pessoas levam. Uma traição sem reação, a mulher é traída e continua ao lado de seu homem.
Os contos de M.A. acima tem completa relação com o realismo, eles forem escritos a muito tempo e relatam fatos que ate hoje ocorrem.