ANÁLISE DO LIVRO: ADMINISTRAÇÃO E MARKETING – Cap. 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DO LIVRO: ADMINISTRAÇÃO E MARKETING – Cap. 2
RIO DE JANEIRO
2013
Marketing e Valor para o Cliente
“Fazer marketing significa satisfazer as necessidades o os desejos dos clientes. O dever de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente mediante luvro. Em uma economia extremamente competitiva, com compradores cada vez mais racionais diante de uma abundancia de opções, uma empresa só pode vencer ajustando o processo de entrega de valor e selecionando, proporcionando e comunicando um valor superior” (KOTLER, Administração de Marketing, pág. 34)
O processo de entrega de valor Na visão tradicional do marketing a empresa primeiro faz (fabricação) o produto e depois o vende, o marketing vem apenas na segunda parte do processo para venda. Empresas que adotam essa visão de marketing geralmente estão em mercados de escassez onde os consumidores não fazem questão de qualidade ou estiolo. Nas economias competitivas, nas quais existe mais concorrência, os consumidores têm desejos próprios, preferencias e critérios para compra. Por isso, as empresas devem focar sua oferta para mercados-alvo bem definidos. Essa forma mais moderna coloca o marketing no inicio do processo do negócio, buscando conhecer melhor o clientes antes de qualquer coisa.
Spin-offs São caracterizados quando uma empresa que atua em determinado segmento cria uma outra empresa, com outro nome, para focar em um público-alvo ou segmento diferente do inicial. Um bom exemplo no Brasil se dá pela kopenhagen, que é uma marca para um público-alvo de alto poder aquisitivo e teve um spin-off quando criou a Brasil Cacau, com um foco nas classes B e C.
A sequencia de criação e entrega de valor
1. Selecionar o valor
Deve-se segmentar o mercado, selecionar o mercado-alvo adequado e desenvolver o posicionamento do valor da oferta, ou seja, focar num mercado específico e adotar