Análise do gênero cinematográfico: slasher
7391 palavras
30 páginas
Por: Max RumjanekO slasher film é um subgênero hollywoodiano do terror, originado em inícios da década de 70, caracterizado, em linhas gerais, por tramas envolvendo assassinos seriais psicopatas, cuja identidade pode ou não ser conhecida pelo espectador desde o início, que, utilizando, preferencialmente, armas cortantes como facões e machados, massacram grupos de jovens de maneira graficamente explícita. Não deve ser confundido com o splatter film, visto que embora ambos gêneros partam da premissa do horror enfatizado pela violência gráfica, o slasher tem marcas temáticas e estilísticas peculiares que o distinguem de outros gêneros centrados no horror e na violência.
Há, é claro, certa amplitude e variedade quanto às abordagens de cada obra do gênero, e é notável a diferença estética e temática entre as obras que codificaram o gênero e as que foram influenciadas por ditos codificadores, no que tange a aspectos como natureza da violência exibida no filme e convenções narrativas utilizadas, mas ainda assim é possível agregar todas as obras encapsuladas sob tal classificação, de modo a destrinchar os elementos que compõem tais películas.
Quanto às convenções básicas que definem um slasher movie, há muito debate acerca do que pode ou não ser categorizado como um slasher, e diversos estudiosos possuem métodos diferentes de classificá-los. A estudiosa Vera Dika(1990) fez uma análise extensa a respeito, postulando uma fórmula básica, com algumas ramificações, que pode ser usada para se destrinchar elementos narrativos que constituem um slasher movie. Segundo ela, a trama do filme é determinada por um evento passado que causa a origem do vilão, no qual ele testemunha um ato que julga repreensível, efetuado por membros de uma comunidade de jovens, e, sentindo-se injuriado, ataca e mata ditos membros. Desse ponto, pula-se para o tempo presente, no qual um evento comemora tal ação passada, reativando-se assim a força destrutiva do assassino. Ele reidentifica os