Análise do filme O Homem que mudou o jogo
FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO
1- QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO QUE O GERENTE DO TIME OAKLAND ATHLETIC’S APLICOU?
O gerente mudou completamente o processo de recrutamento e seleção , de acordo com o que estavam acostumados a fazer, visando a parte financeira, visando seu pessoal (passado) e usando estratégias ditadas por um profissional, passou a contratar jogadores que não estavam mais na ativa, esquecidos pela mídia, por algum problema físico, ou problemas pessoais que de certa forma influenciaram em suas vidas profissionais. Estudou um a um, seus pontos fortes e fracos, e fez acordar em cada um desses jogadores habilidades que mediante a situação haviam adormecido. O gerente enxergou em cada jogador algo que pudesse contribuir para que o time fosse campeão, e também adequou-os , financeiramente falando, dentro do que poderia usar de recursos.
2- A ESTRATÉGIA DO TIME PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO FOI BEM SUCEDIDA? EM SUA OPINIÃO QUE FATORES FORAM DETERMINANTES PARA ESTE RESULTADO?
Não. Se estamos falando em ganhar pontos, colocar o time em primeiro lugar, não foi bem sucedida. O gerente e “alguns” de sua equipe fizeram um bom trabalho de treinamento, e alguns jogadores se esforçaram ao máximo, mas não conseguiram atingir o resultado, não chegaram ao objetivo. E num jogo não se tem outro objetivo a não ser GANHAR.
O gerente não tinha apoio dos veteranos em sua decisão, acho que isso foi um dos fatores que não contribuíram para o resultado esperado. Os veteranos não conseguiram enxergar como o gerente, eles não se adequaram a mudança, se sentiram ameaçados pela presença de um novo integrante no grupo, e não o apoiaram. Talvez, o gerente não soube fazer com que isso acontecesse, não soube convencê-los, ou simplesmente não quis, achou que não precisasse deles e que poderia resolver sozinho.
O ocorrido faz jus ao título do filme O HOMEM QUE MUDOU O JOGO,