Análise do filme freud alem da alma
Analisando o filme com o conteúdo abordado em aula percebemos que o mesmo relata não somente a vida de Freud, como também suas inúmeras descobertas, os marcos de sua trajetória enriquecedora. O filme retrata muito bem iniciação da Psicanalise de Freud. A descoberta do inconsciente é o ponto chave de todo filme, digamos que o inconsciente é a amarração.
Percebemos que o filme aborda inúmeros pontos da teoria psicanalítica isso é perceptível na jovem Cecily e no filho do general, digamos que esses dois personagens são a combinação de inúmeros pacientes.
Estudamos em aula o tão conhecido Complexo de Édipo que também é relatado no filme pelos dois personagens já citados, o mais interessante não é ver somente a teoria se manifestando nos pacientes, mas também é interessantíssimo ver Freud se autoanalisando e se vendo com um “portador” do complexo de Édipo.
Analisando o filme acreditamos que a morte do pai de Freud é uma fonte de descobertas e confirmações para sua teoria, o que nos parece é que o luto o fez pensar não somente no Complexo de Édipo como também nos sonhos, pois através dos sonhos ele percebeu que existe uma ambiguidade encoberta, ele descobre que ama e ao mesmo tempo odeia o pai.
O interessante também do filme é que retrata a “sedução infantil”, mostrada claramente nos personagens de Freud e da Cecily. No caso de Freud, a morte do pai faz com que ele reflita a traga a tona todas as lembranças da infância, o período do complexo de Édipo, tanto que ele fantasia que houve um abuso da parte do pai com sua irmã, quando na verdade o que aconteceu foi a castração de seu pai perante a um desejo de Freud.
No caso de Cecily, não houve essa castração, porém ela fantasiou um abuso sexual por parte do pai e que no caso depois se arrepende e sente culpada por ter fantasiado tal abuso.
Outra cena interessante são os sonhos de Freud, que diz: “pede-se fechar os olhos, pede-se fechar o olho” isso e outras cenas dão