Análise do conto: Um papagaio falador
Curso: Letras 2013
Autor: Luciano José Martins
Um papagaio falador
Este conto se inicia com uma conversa entre Das Dores e Cesária sobre os velhos tempos. Logo depois, chega o marido desta, Alexandre, que fica muito irritado com o assunto da conversa, e que, mesmo passado tanto tempo, se incomodava com essa história. Isto de deve ao fato de que a conversa estava girando em torno de uma encomenda feita pela sua esposa: um papagaio. Este foi comprado por seu marido quando estava em viagem mas, infelizmente, a ave não chegou viva ao seu destino final. Podemos notar que, no conto em estudo, segue-se uma situação inicial, seguida de conflito e sua resolução.
Deve-se ressaltar a presença do tempo neste conto: há a predominância do tempo cronológico. Isto fica bem evidente quando analisamos o seguinte: Cesária e Alexandre se casam, se mudam para uma nova casa, ele viaja a trabalho, logo depois ele volta. Assim, o tempo da narrativa é acelerado, pois se trata de uma história que aconteceu há um bom tempo e que foi contada em poucas linhas. Em função disso, há a presença de expectativa por parte do leitor.
Podemos, ainda, montar as características mais marcantes dos principais personagens: Alexandre era um vaqueiro bem vestido, apresentável e coberto de ouro além disso, era muito respeitado por todos daquela região; Cesária era uma moça que nasceu em berço de ouro e que, depois de casada, não ligava muito em arrumar a casa, o que ela gostava mesmo de fazer era ajudar o marido com os negócios; já Das Dores talvez seja uma amiga do casal; o papagaio era muito esperto e muito falador. Assim, podemos notar que a caracterização das personagens é explícita, pois é narrada com uma riqueza de detalhes.
Desde o início do conto, fica explícito que se trata de um casal que habita um ambiente luxuoso (apesar de se estar no meio do sertão), e que vive para os negócios e para a realização de