Análise do Artigo: Cloud Adoption: A Goal-Oriented Requirements Engineering Approach
Com a demanda cada vez maior por processamento, espaço de armazenamento e infraestrutura a adoção da computação em nuvem tem se mostrado eficiente e, sobretudo, viável, não importando o tamanho da empresa solicitante do serviço.
Apesar da crescente demanda, segundo o autor, não existe uma metodologia utilizada para adoção da nuvem, sendo tal escolha realizada sem rigor ou algum tipo de orientação. Por isso, o autor propõe o desenvolvimento de um framework de engenharia de requisitos que de suporte na tomada de decisão para adoção dos serviços disponibilizados na nuvem.
Dentre as principais motivações que levaram o autor à realização deste trabalho pioneiro na área, estão as decisões com relação à escolha desses provedores prestadores de serviço em nuvem, a qual é realizada de forma ad hoc, sem nenhuma metodologia ou sistematização, somente com base em indicações e na reputação dos prestadores de serviços, expondo assim, as empresas contratantes a riscos desnecessários ao seu negócio.
A computação em nuvem é relativamente nova e, novas técnicas ou pequenas alterações nas já existentes na engenharia de software são necessárias. Seguindo a proposta do autor, a Engenharia de Requisitos para Nuvem, adaptada da engenharia de requisitos tradicional, pode auxiliar o solicitante do serviço a realizar um processo de escolha mais elaborado, com base em regulamentações e condutas que atendam não somente seus objetivos principais, mas também seus requisitos não funcionais. Pode ser dividida em 4 etapas:
Elicitação dos requisitos: realizado um levantamento dos principais requisitos que necessários ao negócio, eliminando assim, possíveis provedores que não os atenda;
Análise e Negociação de Requisitos: requisitos são refinados e são realizadas negociações com o prestador de serviços iterativamente até que haja um consenso.
Avaliação de Requisitos: continuamente avalia e negocia os