Análise do acervo do Museu de Telecomuicações
696 palavras
3 páginas
Universidade Federal FluminenseInstituto de Arte e Comunicação
Curso Estudos de Mídia
Disciplina: História dos sistemas de comunicação
Prof. Antônio R. de Oliveira Jr.
Nome: Fernanda Araújo Bragança
Relatório: Museu das telecomunicações
Telecomunicação é transmissão, emissão ou recepção de meios simbólicos por meio de fios ou ondas, ou seja, é uma forma de comunicação que estende o alcance da mensagem a ser transmitida. Quando o receptor da mensagem se encontra próximo da fonte, a transmissão ocorre diretamente e imediata. No entanto, quando o receptor está distante da fonte da mensagem , torna-se necessário um meio técnico capaz de conectar a fonte e o destino da mensagem. O Museu das Telecomunicações exibe, através de novos atrativos tecnológicos, a evolução e o caráter dos meios de telecomunicação. Dentre as tecnologias utilizadas para apresentar o conteúdo da amostra ao público, destacou-se a presença de monitores interativos. Próximo aos monitores havia sensores, que podiam ser conectados a ‘’pick-ups’’, permitindo o acesso ao áudio do dos vídeos que se transmitiam nas telas.
Em uma seção do sexto andar do museu, onde está localizada a história da telecomunicação, estavam dispostos oito monitores em torno de uma semi-esfera. Os monitores abrangiam temas como: as ondas de rádio; a história da TV; grandes personalidades do passado, como Júlio Verne, que previram mudanças no futuro; a biotecnologia; e o paradoxo da distância com a invenção da internet. A semi-esfera exibia um vídeo, para ouvi-lo era necessário o ‘’pick-up’’, que salientava a formação de redes devido ao advento da telecomunicação.
Há uma linha do tempo apresentando a evolução dos telefones públicos, desde o primeiro, utilizado apenas para emergências em 1907, passando pelos telefones públicos que necessitavam de fichas (época entre 1957 e início da década de 1990), até a instalação dos telefones públicos de cartão, em 1992. É também exibida, uma diversidade de cartões, fichas e