Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo da Vinci jamais frequentou uma universidade. Por isso, era desprezado nas rodas intelectuais de Florença, na época do Renascimento. Mesmo assim, ficou famoso com seus quadros "Mona Lisa" e "A Última Ceia".
É considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra. Leonardo da Vinci também arquitetou projetos como: o projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, e templo centralizado. Seu QI foi estimado entre 180 e 220. Um índice acima de 141 pontos já indica genialidade.
Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, além disso, ele escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.
Tinha o costume de comprar pássaros engaiolados e soltá-los.
As principais características das pinturas de Da Vinci eram a utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico. Frases de Leonardo da Vinci:
- "A sabedoria é filha da experiência."
- "Quem pouco pensa, muito erra."
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."
Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa), Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última