Análise de weibull - estudo de caso
ENGENHARIA MECÂNICA
JESSIKA DA SILVA CANÊDO
LOHAYNE VILELA
ANÁLISE DE WEIBULL – CONCEITOS E ESTUDO DE CASO
GOIÂNIA
2012
JESSIKA DA SILVA CANÊDO
LOHAYNE VILELA
ANÁLISE DE WEIBULL – CONCEITOS E ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Manutenção do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Goiás.
Prof. Ademyr Gonçalves
GOIÂNIA
2012
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 4
2-A FUNÇÃO DE WEIBULL 5 3-ANÁLISE DE WEIBULL 7 3.1-Vida mínima ou tempo até a falha inicial 7 3.2-Vida característica 7 3.3-Fator de forma 7
4-ESTUDO DE CASO 10
5-CONCLUSÃO 14
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
7-ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
A análise de Weibull é um método estatístico que correlaciona uma distribuição particular com dados específicos de falha. Esta análise é capaz de fazer previsões sobre a vida útil de um produto, comparar a confiabilidade de projetos, estabelecer políticas de garantia e gerenciamento.
O engenheiro Hjalmar Weibull desenvolveu esta método baseado no estudo sobre a resistência dos aços, por meio de fórmulas semi-empíricas desenvolvidas por ele. A função desenvolvida por Weibull mostrou-se muito adequada para a análise de falhas em equipamentos, e a partir de então foi eleita uma das ferramentas de análise de confiabilidade.
Esse trabalho definirá o método de Weibull e apresentará um estudo de caso para mostrar a forma de utilização desse método.
2- A FUNÇÃO DE WEIBULL
A probabilidade de falha F(x) de um determinado elo sob uma carga x é dada por:
Fx=1-e-∅(x) (1)
Onde ∅(x) é uma função da carga e, portanto, influi diretamente na forma da curva.
Weibull colocou ∅(x) na forma a seguir de modo que a expressão F(x) fosse sempre constante, crescente, ou decrescente em torno de uma determinada carga.