Análise de vitrines
Técnicas de Vitrinísmo
Talita Demartini Gomes
Porto Alegre, dezembro de 2012
O Marketing Sensorial aquele que se dá através do estímulo dos sentidos. Apesar das aspirações e da vontade de consumir, a visão é o primeiro contato do cliente com o produto. Ao atingirem este, as empresas podem desenvolver estratégias de venda utilizando-se de métodos que estimulem os outros sentidos como por exemplo o olfato, deixando o ambiente aromatizado, a audição com sons ambiente, o paladar e o toque a partir do uso da criatividade que motive o consumidor a permanecer e fidelizar-se.
O manequim da marca Louis Vuitton dos padrões de pose que estamos habituados a ver nas vitrines e interiores das lojas mais convencionais. Nesta imagem o manequim está no maior campo de visão, parecendo priorizar antes o ser humano e sentimentos. Esta posição parece quase impossível de praticar, mas ao mesmo tempo remete a certa liberdade de estar em qualquer lugar. As listras de cores laranja e bege remetem também a um cena circense. A roupa é super clássica com cortes simétricos, mostrando classe, mas não tirar o foto do produto principal que é a bolsa. Parece-me que o conjunto remete a duas conclusões, sendo uma pergunta, o quanto posso arriscar por este produto? E a outra mensagem é essa sensação é uma mistura é a de liberdade e brincadeira.
A Tiffany & Co. inspirou-se nos contos clássicos da Disney para elaborar uma série de vitrines. E esta é uma delas representando a personagem Branca de Neve. Esta vitrine é altamente inspiradora principalmente por mexer com o imaginário do consumidor, mas também por utilizar muitas cores e muitos elementos da natureza. Claro que a personagem é chave para este imaginário, no entanto aqui o elemento principal da história é a maçã, e aqui a maça é transformada numa linda, brilhante e romântica bolsa. Me chamou a atenção esta vitrine porque ao admirá-la nos sentimos naquela cena, sentimos o cheirinho das flores, do campo, e a brisa