Análise de visita técnica
Arquitetura Hoteleira, Prof. Dr. Arq. Flavio Uren
O Grand Park Hotel, inaugurado em 2011, está localizado na Av. Afonso Pena, numa área nobre, em frente ao Shopping Campo Grande. Com 120 apartamentos, 8 suítes e 1 suíte máster, ele recebe públicos diversos, entre executivos e turistas, e abriga eventos múltiplos, com salas que comportam de 5 a 300 pessoas. Em cada pavimento há 1 apartamento acessível, totalizando 7 unidades. Na rua Dr. Antônio Arantes, rua lateral do edifício, há 3 salas para fins comerciais.
Conforme a imagem à esquerda, que mostra a treliça espacial na entrada social, nota-se que ela não protege os hóspedes na escadaria que dá acesso ao hotel pela avenida, no caso de chuva, não indo além da função meramente estética.
No pavimento térreo, um grande lobby faz a ligação da entrada social e do estacionamento de embarque e desembarque com o serviço de recepção do hotel, área administrativa, serviços, sala de eventos, restaurante e cozinha. O setor de serviços, acessível por um corredor exclusivo, dá acesso ao elevador de serviços, depósitos, vestiários. A maior sala de reuniões (Sala Flamingos), localizada neste pavimento, próxima do restaurante e ao lado da cozinha, recebe odores fortes da mesma. É interessante notar também que o corredor utilizado pelos clientes para ir do lobby a um dos estacionamentos e vice-versa, é mesmo do setor de serviço, que além de mal iluminado, causa conflito de setorização. Este mesmo estacionamento, descoberto, localiza-se aos fundos do edifício, onde se encontra o refeitório dos funcionários, sem acesso interno.
No primeiro pavimento, destinado aos eventos e lazer, há a sala para o café-da-manhã, a área externa com piscina, sauna e bar/lanchonete, e as salas de reuniões e espaços para eventos acessados por 2 corredores a partir do hall de elevadores de hóspedes. Em um dos corredores está o elevador de serviços, cujo acesso não é restrito.
A área de lazer é