Análise de vibrações
Aplicações da Análise de Vibrações
I – Melhoria de Produtos: Aumento da vida útil pela redução de tensões dinâmicas que podem levam a ruptura prematura por fadiga. Melhoria do conforto dos usuários pela redução dos níveis de vibração e ruído acústico. II – Controle de Qualidade: Detecção de defeitos em componentes e erros de montagem ao final de linhas de produção.
Testes de aceitação de máquinas novas e reformadas.
III – Manutenção Preditiva de Equipamentos: Detecção antecipada de falhas em equipamentos para evitar interrupções inesperadas do processo produtivo.
Análise de Vibrações
”De todas as variáveis que podem ser medidas de forma não intrusiva na indústria atualmente, a que contém maior volume de informações é a assinatura de vibração.” Art Crawford O restante do curso enfocará a tecnologia de medida e análise de vibrações, apresentando: Os seus princípios básicos, As características e limitações dos instrumentos de medida, Sintomas dos principais problemas que podemos detectar, Critérios de avaliação da severidade desses problemas.
Movimento Harmônico Simples
A forma mais simples de vibração é o movimento harmônico simples (MHS). A curva que representa a posição de um objeto em movimento harmônico simples em função do tempo é uma função senoidal ou senóide: d = D sen(ωt + ∅) onde: d = valor instantâneo do deslocamento, D = valor máximo, ou amplitude do deslocamento ω = freqüência angular = 2πf,
t = tempo
e
∅ = ângulo de fase, que define o valor de d no instante t = 0
Movimento Harmônico Simples
A senóide é a forma de onda periódica mais simples possível. Outros movimentos periódicos são compostos por uma série de senóides. Período é o tempo gasto para se realizar um "deslocamento de ida-e-volta“, de um extremo do movimento ao outro e retornar ao ponto inicial novamente. O período é medido em segundos, ou milisegundos, dependendo da rapidez do movimento.
Movimento Harmônico Simples
A