Secretariado
1
1. 2. 3. 4.
5.
6.
Introdução Teoria da atribuição Teoria da racionalidade restringida A heurística da Disponibilidade A heurística da Representatividade A heurística do Ancoragem e Ajuste
03/04/2012
Silva, Cristiane
2
Iniciaremos o estudo da racionalidade com 02 questões:
1.
Por que os tomadores de decisão desprezam o exame das alternativas mais viáveis em detrimento de uma solução que satisfaça um nível aceitável de desempenho?
2.
Por que tomadores de decisão apesar de sua necessidade toma decisões incorretas e irracionais?
Racionalidade é um processo que conduz a uma tomada de decisão ótima. Baseia-se:
Em como DEVE ser tomada a decisão, e não em como É tomada a decisão
Nesta teoria o julgamento é influenciado pelo grau de importância que a pessoa atribui às situações, esta por sua vez sofre as influências internas e externas, que estão divididas em seis critérios básicos de julgamento:
Consenso – definida pela resposta semelhante de diversas pessoas a uma mesma situação. Coerência – onde a pessoa age da mesma forma, independente da situação.
Diferenciação – a pessoa terá comportamento diferente em situações diversas.
Continuação:
Percepção seletiva – quando os interesses individuais (íntimos) influencia na percepção. Efeito halo – quando, com base em comportamento anterior, a pessoa percebe apenas uma característica do outro. Efeito contraste – distorção da percepção por comparação. Projeção – julgar o outro a partir de suas próprias atitudes. Estereotipagem – julgar o indivíduo pelo grupo ao qual pertence.
Estes critérios ressaltam a presença da emoção no comportamento decisório, sendo possível observar que a racionalidade humana possui restrições. Este processo de julgamento pode ser observado nas organizações, no processo seletivo durante as entrevistas, na expectativa de desempenho, na generalização de perfil étnico, na