Análise de uma antologia de textos sobre o Brasil
Antologia de Textos
Trabalho de Teoria da Literatura I
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Letras, 1º Período
Análise desenvolvida por:
Juliana Costa
Nathália Gonçalves
Nathalie Palhares
Sarah Vianna
Stela Nascimento
Thaís Alves
Os textos apresentados na Antologia possuem muitas semelhanças e elementos em comum entre si, assim como diversas diferencialidades. O objetivo desta análise é indicar os fatores e os conceitos reconhecidos, e abordar os assuntos encontrados de forma generalizada, não contendo uma ordem exata, ainda que detalhes e aprofundamentos possam surgir.
Por meio da leitura, podemos afirmar que a natureza é o elemento que está presente em todos os textos, sendo representada de formas diferentes em alguns momentos, porém sempre personificada como algo além de uma paisagem, tendo vida e importância.
Dividindo mentalmente os textos em grupos de estilos e assuntos similares, é possível observar e comentar seus pontos mais fortes e parecidos e, também, seus pontos diferentes. Transmitindo o foco ao primeiro grupo da Antologia, os textos de números 1, 2 e 3, nota-se a afinidade dos detalhes retratados entre eles. Todos estão descrevendo o Brasil, apesar da noção de “Brasil nação” ainda não existir na época em que foram escritos. Os dois primeiros possuem um olhar exagerado, principalmente a carta de Pero Vaz de Caminha para o Rei de
Portugal, que soa como uma propaganda de um lugar onde a natureza é o que mais importa, e que inclusive o homem é uma extensão desta terra, fazendo parte da paisagem.
Esta maneira descritiva permanece no segundo texto e no terceiro, mas há uma disparidade no modo em que a mensagem é passada. No texto de número 3 existe uma linguagem mais técnica, possuindo coordenadas e indicações geográficas, dando a impressão de ser um