Análise de um capitulo de livro didático para o Ensino Médio com foco na poesia brasileira
Introdução
Essa análise tem o objetivo de comparar dois livros didáticos de autores e editoras diferentes e mostrar como são aplicados em sala de aula e como cada autor aborda o mesmo tema de ponto de vista distintos, apontando as diversas maneiras de explorar o mesmo assunto.
Segundo os PCNs o estudo da literatura no ensino médio precisa levar o aluno para um contexto social vivenciado fora dos limites escola e dos conhecimentos repassados na escola. Com isso, a aprendizagem torna- se significativa, pois o aluno acaba identificando-se com o que a escola propõe.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional fundamenta os Parâmetros Curriculares Nacionais, a lei 9.394/96 aborda o ensino da literatura no ensino médio como uma contribuição na formação da cidadania do aluno, já que o ensino médio não encerra uma fase e sim prepara o aluno para o ensino superior e mercado de trabalho.
E com base nos PCNs, o ensino da literatura é necessário para a contribuição das competências gramaticais e interativa, formando cidadãos capazes de adquirir senso crítico.
Análise:
Livro - Português Linguagens
Autores - William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães – 3º ano médio
5ª edição, 2005
Capitulo 1 – O Pré Modernismo: Augusto dos Anjos
O capitulo começa com um parâmetro geral sobre o Pré Modernismo no Brasil, abordando o contexto histórico, características da escola literária e destacando os principais autores desse movimento, dentre eles Augusto dos Anjos, que é o foco da análise.
Começando pela biografia do autor, onde se contextualiza de forma bem resumida os principais acontecimentos de sua vida e obra, as influências de outros autores e da ciência em seu trabalho, suas concepções sobre o homem e a sociedade da época e a busca para tentar descobrir através da poesia o sentido da existência humana.
Ao lado da biografia, há uma nota sobre a influência da