Análise De Segurança De Um Processo Produtivo
NR: 12 /ANEXO IX
O processo de moldagem por injeção consiste essencialmente no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua consequente injeção em alta pressão para o interior de um molde, onde endurece e toma a forma final. O artigo moldado é então expelido do molde por meios de pinos ejetores, ar comprimido, prato de arranque ou outros equipamentos auxiliares. Consistem alguns ciclos das operações seguintes:
- Dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção.
- Fusão do material ate consistência de injeção.
- Injeção do material plástico fundido ate a solidificação.
- Resfriamento do material plástico ate a solidificação.
- Extração do produto com molde aberto.
Como colocar um molde de injeção em funcionamento, obviamente um molde não trabalha sozinho tendo em vista que a maior parte de sua estrutura é mecânica, sendo assim se faz necessário haver alguma força para movimentar todos os componentes mecânicos que o molde possui.
Essa força que estimula os mecanismos do molde é gerada pela máquina injetora que por sua vez tem como fonte de energia a eletricidade e também a hidráulica. Além de fazer o molde funcionar, a máquina injetora também possui outras funções como: ativar componentes elétricos, hidráulicos ou pneumáticos do molde, converter o polímero (plástico) do estado sólido para um ponto de fusão específico, controlar a temperatura do molde, injetar o plástico dentro do molde para se obter o produto final.
Entendendo um pouco melhor
Quando estamos projetando um molde devemos já no início do projeto considerar em qual modelo de máquina injetora o mesmo irá trabalhar, isso é necessário para que as dimensões do molde projetado e que será construído sejam compatíveis com as dimensões da máquina injetora em que o molde será acoplado. O molde de injeção sempre vai trabalhar em conjunto com uma máquina injetora.
Existem vários modelos de máquina injetora, geralmente quando uma empresa pensa