Análise de material particulado atmosférico para determinação de ferro
Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.
1. Objetivo:
Definir o método de determinação de ferro contido em partículas em suspensão no ar, por espectrometria de absorção atômica.
2. Documentos de referência:
Método de referência para amostragem: ABNT-NBR 9547 – Material Particulado em Suspensão no Ar Ambiente.
Método de referência para análise: CETESB- L8.015 Material particulado em suspensão na atmosfera – determinação de Pb por espectrofotometria de absorção atômica: método de ensaio
3. Metodologia de Amostragem:
A amostragem do material particulado atmosférico deve seguir a metodologia estabelecida pela norma ABNT-NBR 9547.
A coleta do material particulado atmosférico deve ser feita pelo método que utiliza o amostrador de grandes volumes, mostrado na figura 1.
O aparelho aspira um fluxo conhecido e controlado de ar através de um filtro de fibra de vidro, posicionado no porta-filtro, por um período continuo de 24 horas em cada amostragem. As partículas com diâmetro aerodinâmico entre 0,3 e 100 um são retidas na superfície do filtro. Após a amostragem o filtro deve ser levado, dobrado ao meio para evitar perda de material para o laboratório de análise química.
4. Método analítico
O método analítico consiste na digestão a quente, em ácido nítrico 3 mol/L, das partículas retidas no filtro do amostrador de grandes volumes, seguida da determinação por espectroscopia de absorção atômica do ferro presente na amostra dissolvida.
4.1. Digestão ácida
Uma das primeiras etapas de uma análise química