Análise de fosfatos
* Observar em um espectrofotômetro, absorbâncias de diferentes tipos de concentrações de fosfato e a curva de calibração (padrão).
INTRODUÇÃO
O fósforo tem como principais funções atuar em conjunto com o cálcio na formação dos ossos e dentes, manter a integridade do esqueleto e ajudar a formar o esmalte dos dentes e os fortalecer. Porém ele é essencial a todas as células, pois as protege fortalecendo suas membranas. Ativa as vitaminas do complexo B, permitindo que elas exerçam seus efeitos benéficos. Forma compostos com outras substâncias, como as gorduras, se ligam formando os fosfolipídios que têm funções estruturais e metabólicas em todo o organismo. Este mineral possui outros benefícios. Ele atua em processos orgânicos como contração muscular, transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo e secreção de hormônios. Além disso, o fósforo é essencial para manter o PH do sangue e para produzir DNA e RNA, elementos do genoma.
Os ortopolifosfato (HPO4 e H2PO4 reativos, PO4 condensados, óxido de fósforo P2O5) são utilizados para prevenção e tratamento de doenças como osteoporose, artrite reumatoide, artrite, artrose, cálculos renais. Estes fosfatos também são extremamente benéficos para as funções mentais (memória e raciocínio).
MATERIAL E MÉTODOS
* Espectrofotômetro UV/visível em comprimento de onda 690mm * Balões de 100ml * Balão de 250ml * Pipetas volumétricas * Solução de molibdato ácido de amônia * Solução de cloreto estanoso 2,5% * Solução de ácido forte * Solução padrão estoque de fósforo (200mg/L) * Solução padrão estoque de fósforo (10mg/L) (ortofosfato)
Mediu-se 2,0 mL, 5,0 mL, 10,0 mL, 20,0mL e 25,0 mL (Divididos em 10 grupos, 2 grupos com mesmo volume) da solução padrão (ortofosfato) com auxílio das pipetas graduadas e avolumou-se em um balão volumétrico de 100 mL, tratando com ácido forte.
Transferiu-se a amostra obtida para um erlenmeyer de 250 mL e adicionou-se 2