Análise de Dados e Probabilidades
Introdução
2
A Terciarização da Economia Portuguesa
3
As Sociedades e a Conjuntura Económica
Número de Sociedades Constituídas
Número de Sociedades Dissolvidas
Comparação entre Sociedades Constituídas e Dissolvivas
4
As Famílias Europeias
Casamentos
Nados-vivos
5
Conclusão
6
Anexos
7
Introdução
No âmbito da disciplina de Análise de Dados e Probabilidades, relativamente ao projeto PORDATA, foi-nos proposto a abordagem dos temas Empresas relativo à Base de Dados Portugal, e População referente à Base de Dados Europa.
Com o objetivo de conhecer melhor alguns aspetos respeitantes à situação socioeconómica das empresas Portuguesas e à distribuição sectorial destas, propusemo-nos abordar indicadores como Pessoal/ Empresas por actividade económica e Sociedades Constituídas e Dissolvidas por actividade económica. Dada também a crescente mudança de mentalidade das sociedades e hábitos do quotidiano decidimos analisar algumas das componentes que espelham precisamente essas mudanças. Para tal usámos a base de dados Europa, onde podemos ter uma visão mais ampla destas alterações de que falamos. Como objeto de análise usámos indicadores que nos falam de casamentos e nados-vivos. A análise destes dados foi feita no sentido de esclarecer e compreender algumas das mudanças que se verificaram nestes indicadores, através de uma observação cuidada e rigorosa dos dados disponíveis. Além desta análise, também foram feitas previsões para períodos futuros, nomeadamente para o ano de 2020, estas que se basearam nos seguintes pressupostos:
Empresas/ Pessoal por actividade económica: a estimação da tendência foi calculada com base nos valores de 2004 a 2010 pressupondo que a população empregada não oscilava significativamente ao longo do tempo.
Nos casamentos, os valores de 2006 e 2010 e a previsão para 2020 foram concluídos através da tendência calculada entre 1964 e 2005.
Nos nados-vivos o valor de 2010 e a previsão para 2020, do