ANÁLISE DE CUSTOS E ORÇAMENTOS
ANÁLISE DE CUSTOS E ORÇAMENTOS
Belo Horizonte
2014
CONCEITOS IMPORTANTES
GASTOS:
No geral é preciso ter um ponto de partida antes de conceituar custos, despesas e investimentos. Sao os esforços reralizados pela empresa e sua administraçao, empenhando-se em honrar seus compromissos finaceiros e comerciais. Diferenciando-se as suas caracteristicas em etapas diferentes. Vejamos:
- CUSTOS:
Os custo são parte dos esforços finaceiros aplicados na confecção, construção e prestação do serviço fim de uma organização. Isso quer dizer que existem etapas que caracterizam o investimento sobre aquilo que se esta produzindo, neste caso quando o esforço é voltado para o ambiente fabril fica claro que temos realizado um gasto com custos do produto. Os custos podem ser ainda diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Os custos diretos seriam aqueles que se é possível medir o custo consumido nos elementos que constituirão ou constituem um produto, exemplo: mão de obra direta e matéria-prima. Já para custos indiretos, mensurar o que normalmente é gasto, mas que não é específico, o que não se pode dar como certo, é preciso fazer uma aproximação para constatar o que será gasto, ou apurar para saber o que foi gasto. Os custos fixos são aqueles que não irão oscilar nem para mais e nem para menos idependente da produção; e os custos variáveis irão acompanhar proporcionalmente conforme o que o setor fabril produzir.
- DESPESAS:
Após fazer o investimento na parte fabril da empresa, continuam acontecendo os gastos com a administração da empresa, sobretudo um esforço para realizar a venda do produto fabricado, ferramentas de divulgação, serviço de atendimento ao cliente, os próprios representantes de vendas. É possível afirmar e identificar aqui que as atenções estão voltadas para o caminho que vai dar saída ao produto/serviço