Análise de como você acha que esse modelo teórico pode auxiliar no seu trabalho como pedagogo?
Muitas crianças vêm de lares onde são únicas, exclusivas, onde suas vontades, desejos e necessidades são prontamente atendidos – ID, EGO E SUPEREGO. A psicanálise nos ajuda a identificar e nos mostrar um caminho para auxiliar na formação dessa personalidade para que ela possa interagir em grupo.
O ego de uma criança quando chega à sala de aula já está formado, mas o seu superego, pode ser modificado. A Psicologia + Pedagogia nos ajuda a elaborar aulas lúdicas a fim de incluir todas as crianças e a Psicanálise tem por finalidade explicar o desenvolvimento afetivo-emocional a partir da sexualidade infantil e enfoca na formação da personalidade.
Não cabe a nos, futuros professores a construção da personalidade dos alunos, mas nos podemos nos relacionar de uma forma com eles a amenizar ou agravar tendências ou inclinações de sua personalidade, podendo até aparecer mais conflitos e sofrimentos.
Em sala de aula a psicanálise, em dias atuais é importantíssima na questão sexual, dando-nos diretrizes de como podemos abordar o tema e como podemos identificar certas atitudes e comportamentos inadequados por parte de alguns alunos. Precisaremos-nos fornecer orientação e informação adequada, com naturalidade e postura ética moral.
Uma das relações interessantes da Psicanálise é que ela pode ser utilizada, por nos profissionais, como um meio de forçar um comportamento negativo e repreensivo de uma criança, para um ato artístico, a fim de importar tais ideias para uma atividade onde ela possa aprender sobre o comportamento, se ele está certo ou errado.
Através desse mecanismo na educação, podemos ter ganhos