ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE NAS PRINCIPAIS ESCOLAS DA CIDADE DE REALEZA-PR
ALBERTO GABRIEL BUENO SAUGO
ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE NAS PRINCIPAIS ESCOLAS DA CIDADE DE REALEZA-PR
CASCAVEL - PR
2013
FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG
ALBERTO GABRIEL BUENO SAUGO
ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE NAS PRINCIPAIS ESCOLAS DA CIDADE DE REALEZA-PR
Trabalho apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, do Curso de Engenharia Civil, da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Professor Orientador: Roberto Luiz De Carli.
CASCAVEL - PR
2013
1. INTRODUÇÃO
As dificuldades encontradas pelos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, são comumente visto em nossa sociedade hoje em dia, além disso os fatos problemáticos ocorrentes em escolas quanto à acessibilidade são inúmeros.
Antigamente, a acessibilidade não era um assunto levado em consideração para construções em geral, principalmente em entidades públicas. Por isso, nos dias atuais, nos deparamos com vários lugares inadequados para as pessoas deficientes físicas, entre elas portas estreitas, banheiros pequenos, escadas como acesso único em vários lugares, entre outras. (CAMISÃO S/D).
Em 1978, deu-se o primeiro passo para a evolução da acessibilidade, com a Constituição Federal. No decorrer dos anos foram sendo criadas legislações para melhoria de tal. Contudo, atualmente ainda existem vários problemas com obras antigas ou com obras não atendentes das normas. Ocorrendo nessas, condições inadequadas para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida terem livre arbítrio, principalmente em escolas.(CORDE, 2005).
Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo destacar os direitos de suma importância no que se diz respeito aos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida em escolas, verificando as adequações de seis escolas públicas da cidade de