Análise das demonstrações financeiras
1 - Objetivo da Análise de Balanço
O grande objetivo da análise de balanço é obter o máximo possível de informações das demonstrações Financeiras para auxiliar os centros de decisões, ou seja, dar todo respaldo, necessário para as pessoas que tem a tarefa de decidir se a empresa está ou não no caminho certo. Esse “obter” o máximo possível de informação das Demonstrações Financeiras, que enfoco no parágrafo acima, significa transformar os dados que existem nessas Demonstrações em informações para auxiliar nas decisões. Portanto, a informação é a base das analise de balanço.
Abaixo uma seqüência do processo contábil (transformação dos dados em informações) desenvolvida por Dante Matarazzo:
A análise de balanço começa onde termina a contabilidade, o contador tem a preocupação de apenas registrar as operações, ou seja, de disponibilizar os dados para que os analistas de balanço possam extrair informações para poderem analisar como se encontra a situação geral da empresa como um todo, para isso é extremamente necessário que as informações obtidas pelo analista sejam de boa qualidade, pois o grau de excelência da Análise de Balanço depende dessa condição.
1.1 - Linguagem Descomplicada
É necessário que os relatórios de análise de balanço, sejam escrito em linguagem corrente e descomplicada, o analista tem que ter a idéia que nem toda pessoa conhece tecnicamente por exemplo um Balanço Patrimonial, uma Demonstração de Resultado e outras demonstrações Financeiras, por isso é importante que o analista elabore um relatório direcionado a leigos, embora nem todos os sejam, que ele assuma também o papel de tradutor dos dados expostos nas demonstrações Financeiras. A analise de Balanço produz diversas informações, relaciono abaixo alguma das mais importantes:
Situação Financeira
Situação Econômica
Desempenho
Ponto Forte e Fraco
Tendências e perspectivas