Análise da narrativa “Kótin, o provedor, e Platonida” de Nikolai Leskov
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
Análise da narrativa
“Kótin, o provedor, e Platonida” de Nikolai Leskov
Breve biografia de Nikolai Leskov e sobre A Fraude e outras histórias
Nikolai Leskov nasceu em 1831, no povoado de Gorókhnvo, província de Oriol, na Rússia. Oriundo de uma família de membros do clero, seu pai era funcionário público que mudou-se com a família para o campo depois de um certo tempo. Leskov frequentou o colégio local e começou a trabalhar como escrivão no Palácio da Justiça de Oriol aos 15 anos. Oito anos depois, ele deixou o emprego e começou a prestar serviços como ajudante de administradores de fazenda e assim viajou muito pelo interior da Rússia, que lhe deu experiências que estariam presentes em muitos dos seus livros. Faleceu em São Petersburgo em 1895. Considerado um dos melhores contistas russos de todos os tempos.
A obra “A Fraude e outras histórias” reúne textos do autor publicados entre 1867 e 1890, entre eles “Kótin, o provedor, e Platonida”, conto que será o objeto de análise desse trabalho.
Contexto histórico na narrativa e o espaço
A história de “Kótin, o provedor, e Platonida” se passa após 1861, quando foi abolida a servidão e deu ao camponês o direito de terra. Esse fato é extremamente importante para entendermos o contexto histórico do conto, já que um ponto importante na narrativa diz respeito a como o personagem Konstantin Iónitch muda de vida com seus serviços, principalmente depois de ganhar a propriedade da ilha despovoada para cuidar das duas meninas órfãs. Outro aspecto histórico importante a ser considerado é a organização das famílias em clãs na sociedade da época, como podemos observar na necessidade de Iónitch de cuidar das únicas descendentes que lhe restaram, as filhas de sua prima.
O espaço de toda a narrativa se passa em um ambiente urbano, portanto, “o cenário será predominantemente o construído pelo homem, ou seja, interior