Sustentabilidade
resumo
A escolha desse tema foi através do atual apelo mundial da sustentabilidade, que trouxe a todas as mídias a abordagem de algum assunto ambiental. As diversas modificações ambientais que ocorreram no mundo: efeito estufa, tsunami, enchentes, desmatamento e extinções, modificaram muitos fatores além dos grupos, diretamente, afetados. As sociedades foram obrigadas a adaptarem-se a atual situação ambiental. O Brasil, como exemplo, vem desenvolvendo a sustentabilidade em ritmo lento, comparado a outros países, não somente na ótica de reciclagem e preservação mas principalmente na ótica econômica. Essas mudanças afetaram toda a sociedade e modificaram o mercado, diversas empresas terão que repensar o que produzem, outras como produzem e algumas terão que simplesmente mudar de ramo se quiserem existir. As mudanças são rápidas e os empreendedores brasileiros terão que investir no “ECOmercado” que está surgindo. O artigo tem a intenção de mostrar as organizações como a visão do futuro e a prática administrativa correta, diferenciarão as bens sucedidas das fracassadas. A mudança das práticas realizadas além de ser uma estratégica gerencial é uma necessidade, que o ambiente externo impõe as instituições. Essa nova particularidade refletirá no estudo e adaptação dos processos organizacionais e, em alguns casos, na reengenharia.
PALAVRAS-CHAVE
Ecomercado, Sustentabilidade, Organizações, Reengenharia e Processos.
1 INTRODUÇÃO (AMBIENTE brasileiro)
As mudanças ambientais, que presenciamos durante as décadas, modificaram muitos fatores na nossa sociedade tanto ambientais, sociais ou econômicos, dentro desse contexto as sociedades foram se adaptando com as novas exigências.
Seguindo uma ordem natural, a mudança cultural de uma sociedade afeta diretamente o seu mercado, ou seja, se o seu consumidor não deseja mais uma caneta com tampa, logo, o fabricante fará uma caneta sem tampa, para suprir a necessidade