Análise da estrutura física de uma unidade básica de saúde UBS
Componente Curricular: Projeto Arquitetônico III
Professoras: Camila Coelho e Marcela Portella
Estudo preliminar da estrutura física da Unidade Básica de Saúde- UBS de Tuparetama- PE
Graduandos: Itallo Andrade de Souza
Rômulo S. Silva Leandro
Patos- PB
Introdução
Com função de estabelecer atividades vinculadas á área da saúde, a UBS estudada, localiza-se no município de Tuparetama- PE. Construída para dar suporte a famílias da comunidade (até 4 mil pessoas), dando respostas às necessidades de saúde da população (e sua área de abrangência), e garantindo a continuidade dos cuidados na comunidade e nos domicílios, quando necessário.
Com o passar dos tempos, o governo federal ampliou o número de UBS espalhadas por todo Brasil, com o intuito de não só resolver questões ligadas à saúde pública, como também de estabelecer um padrão e humanização das ações e a qualidade de vida dos usuários e da população por meio da estrutura física do local.
Nesse sentido, este estudo surgiu da necessidade apontada pelas professoras, Camila Coelho e Marcela Portella, que acompanham o componente curricular Projeto Arquitetônico III, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Tais necessidades relacionadas, ao conhecimento da estrutura física do local proposto, ligadas a características de bem estar dos funcionários e população.
Planta Baixa
Arquivo da prefeitura de Tuparetama
Desenvolvimento
CONFORTO
Iluminação; Recomenda-se que todos os ambientes sejam claros, com o máximo de luminosidade natural possível;
O ambiente estudado foi projetado com fachadas de vidro e cores claras para maior aproveitamento da luminosidade natural, juntamente com uma área verde entre os corredores da edificação e a área de recepção.
Área verde contornada na cor azul Arquivo pessoal
Recepção com fachadas de vidro e cores claras Arquivo pessoal
A ventilação adequada é imprescindível para manter a