Diagn Stico Altos Da Serra
O presente estudo consiste na realização do diagnostico situacional do PSF ALTOS DA SERRA, realizado em setembro de 2014. Trata-se de um projeto que visa à implementação de medidas que possa solucionar os problemas identificados pelas acadêmicas de enfermagem do 7° semestre do UNIVAG.
O serviço de atenção primária deve conter uma equipe de profissionais e equipamentos e condições estruturais para atender às necessidades dos usuários da atenção básica.
Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo. O diagnóstico pode ser considerado como uma das mais importantes ferramentas de gestão. É uma pesquisa das condições de saúde e risco de uma determinada população, para posteriormente planejar e programar ações.
Para Chiavenato (1994) o planejamento estratégico procura detalhar o como fazer isso para alcançar determinados objetivos, isso nada mais é, do que “estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação [...]” (CHIAVENATO, 1994, p.186). Ainda para o autor Chiavenato (1994) o planejamento estratégico envolve essas etapas mencionadas abaixo que são: identificação dos objetivos, análise organizacional (interna) e ambiental (externa), formulação de estratégias, construção do planejamento estratégico e implementação.
Neste sentido, nota-se que o planejamento estratégico é de suma importância para o trabalho das equipes de Saúde da Família, pois é através do planejamento que as equipes conseguem levantar os problemas da Unidade de Saúde e planejar ações para resolvê-los. O diagnóstico situacional e um instrumento do planejamento estratégico, abrangendo as fases iniciais do mesmo. A partir daí, prioriza-se os problemas, elabora-se o plano, viabiliza-se os recursos e operacionaliza-se as ações.
Para planejar e direcionar as