ANÁLISE CRÍTICA DO FILME "A GRANDE VIRADA"
ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
KELLY CRISTIANE CABRAL MORAES
MANAUS – AM
MAIO - 2014
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ANÁLISE CRÍTICA DISSERTATIVA DO FILME A GRANDE VIRADA
KELLY CRISTIANE CABRAL MORAES
Trabalho solicitado pelo Prof. MSc. Jerfeson Nepumuceno Caldas para aproveitamento didático da Disciplina Gestão Contemporânea de Pessoas nas Organizações apresentado à FSDB, concluído pela aluna Kelly Cristiane Cabral Moraes.
MANAUS – AM
MAIO - 2014
1. APRESENTAÇÃO
The Company Men, “A Grande Virada” em tradução para o português é um longa metragem americano ambientado em Boston, Massachusetts que aborda a crise econômica americana e os reflexos no mundo corporativo.
O filme é dirigido pelo cineasta John Wells que também é autor de séries como “Plantão Médico” e do filme “Álbum de família” que teve a atriz Meryl Streep indicada ao Oscar.
São atores do filme: Ben Affleck, Chris Cooper, Kevin Costner, Maria Bello e Tommy Lee Jones. O protagonista do elenco é o ator Ben Affleck que interpreta o personagem Bobby Walker que na empresa GTX tem a meta de realizar vendas.
O alto salário de Bobby o fez adquirir uma boa casa, um carro modelo Porsche, uma vaga no country club e toda a estrutura necessária para uma vida nos padrões de um sonho americano. Entretando a crise econômica americana no ano 2000 tem consequências direta sobre os empresários e investidores fazendo com que a empresa GTX redesenhe sua gestão passando a fazer uma reestruturação organizacional refletindo assim na decisão da Diretoria em adotar a política de redução de pessoal para que os investimentos continuassem e para que a empresa possa continuar no mercado competitivo.
2. ANÁLISE CRÍTICA
Michael E. Porter é o autor do livro “Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de