Análise critica de mídia do programa A Liga - Definição do tema monografia
Produto a ser analisado: Programa A Liga da TV Bandeirantes
Delimitação do tema: Analisar o episódio Mulheres atrás das grades.
O programa: A Liga é um programa jornalístico, com quatro apresentadores, sendo eles, Mel Fronckowiak, Mariana Wickert, Cazé Pecini e Thaíde. A Liga está em sua quinta temporada, e em seu formato o repórter se envolve com a pauta, de maneira que o repórter acaba por participar diretamente dela.
O episódio: Neste episódio Mariana Weickert, vai até uma cadeia na Paraíba, e passa 24 horas como uma detenta, já Mel Fronckowiak, passa 24 horas como uma agente penitenciária, no intuito de conhecer os dois lados da história.
A pergunta problema seria: Até que ponto o envolvimento com a pauta trás veracidade para a reportagem?
Desenrolar do programa: Durante a “estadia” de Mariana, as detentas a recebem muito bem, e a mesma encontra-se com uma câmera filmadora na mão. Ela recebe roupa para dormir, e material para higiene pessoal doado pelas outras mulheres da mesma cela, ou até mesmo de outra cela.
Já Mel, presencia uma briga de presas, e a agente no qual ela acompanha, com toda a calma e paciência PEDE para as “garotas” pararem de brigar.
Voltando para o caso de Mariana, percebemos que são todas muito amigáveis e sociáveis, dispostas a fazer amizade, uma cadeia limpa, onde todas tem seu trabalho e função, mas enquanto ela caminha para um banho de sol, uma das presidiárias grita: “Aqui não é desta forma, está assim por que VOCÊS estão aqui.” Daí percebemos que não podemos crer que aquele envolvimento, no qual eles queriam passar verdade nas 24 horas como presidiária, vemos que não é bem assim, e que não podemos acreditar 100% nas mídias que coloca seus repórteres para vivenciar a pauta com uma câmera na mão e “avisando” a todos em sua volta que vai passar na TV.