Análise Comparativa de Normas
Uma norma pode ter a seguinte estruturação:
1. Objetivo
2. Conceituação
3. Alcance (Aplicação)
4. Classificação
5. “Miolo” (Com itens como princípios, métodos, processos, etc.) [...] n-1. Disposições Transitórias n. Disposições Gerais
Em comparação à estrutura da Norma Nacional – ABNT NBR 16001, pode-se observar algumas semelhanças/diferenças como:
Há, em ambas as estruturas apresentadas, o uso dos números 1 e 2 para especificar o objetivo e a definição, respectivamente.
Já o alcance e a classificação da norma ABNT NBR 16001 estão incluídos no número 3 da norma, diferentemente da estrutura da aula (constavam como números 3 e 4, separadamente).
Todo o “miolo” da norma foi concentrado no número 3, porém, com tópicos como requisitos, recursos, implementação e controle operacional, de forma semelhante à estrutura sugerida (princípios, métodos, processos, etc.).
Não há números específicos para Disposições Transitórias ou Disposições Gerais. A data em que a norma entrou em vigor consta logo no início da norma.
ABNT NBR 16001 – Responsabilidade social – Sistema da gestão – Requisitos
Estrutura da Norma
Prefácio
Introdução
1. Escopo
2. Termos e definições
3. Requisitos do Sistema de Gestão da responsabilidade social
3.1 Requisitos gerais 3.2 Política da responsabilidade social 3.3 Planejamento 3.3.1 Identificação das partes interessadas 3.3.2 Temas centrais da responsabilidade social e suas questões 3.3.3 Due diligence 3.3.4 Identificação de oportunidades de melhoria e inovação 3.3.5 Requisitos legais e outros 3.3.6 Objetivos, metas e programas 3.3.7 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades 3.4 Implementação e operação 3.4.1 Competência, treinamento e conscientização